Wednesday, May 18, 2016

Vamos viver e não só sobreviver!




A vida tem seus jeitos, suas formas, de nos chamar atenção para aquilo que precisamos trabalhar, mudar, melhorar; mas na maior parte das vezes diria que ignoramos, fingimos que não é com a gente até que se manifeste no físico e não tem mais jeito. Mesmo assim, quando estamos com alguma dor física, muitas vezes achamos uma razão do tipo - ah, comi demais, por isso estou com dor de barriga; fiz exercício demais, por isso estou com dor nas costas; carreguei muito peso, etc. Isso tudo pode ser verdade e com certeza pode ter sido o catalizador para a dor, mas porque que muitas vezes comemos demais, fazemos muito exercício, carregamos peso demais e nada nos acontece e outras vezes temos que arcar com as consequências? Acredito que é porque já estávamos suscetíveis, algo em nós estava latente e precisava sair, precisava de atenção. Temos mania de ignorar o que nos incomoda. Claro. Incomoda, né?

Um tempo atrás, senti uma dor aguda na lombar. Sabia que teria que parar para refletir e olhar para essa dor. Porque agora? Ah, é a idade, brinquei... Mas, sabia que não era bem isso. A frase que ficou vindo para mim foi: Não quero mais só sobreviver, quero viver. Me veio uma sensação de peso, de que eu estava carregando coisas que não me pertenciam mais, e essas coisas estavam fazendo com que eu deixasse de viver minha vida plenamente. Quantos de nós não fazemos isso? Na verdade, acredito que a maioria de nós, na sociedade de hoje, faz exatamente isso! Todos nós sobrevivemos ao dia-a-dia e não o vivemos plenamente, alguns mais, outros menos.

Aqui fica uma reflexão de Roberto Shinyashiki em relação à esse tema (se quiser ler o texto inteiro, entre neste link): 

"Sobreviver e viver são experiências completamente distintas. Viver é ser dono do próprio destino. É saber escrever o roteiro da própria vida. É ser participante do jogo da existência, e não mero espectador. É viver as emoções, é ter os próprios pensamentos e viver os seus sonhos. Sobreviver é administrar o tempo para que o dia acabe o mais rápido possível. É conseguir ter dinheiro até o próximo pagamento. É respirar de alívio porque chegou o final do expediente. É ir resignado de casa para o trabalho e do trabalho para casa. É adiar o máximo possível as mudanças para não ter de arriscar nada...

Chega de migalhas da vida! Chega de viver como um fugitivo, olhando para os lados, com medo de tudo e de todos! O ser humano merece mais do que simplesmente completar seus dias. Merece a plenitude da vida."

Escolher viver, dá trabalho, um trabalho diário e consciente, mas que vale MUITO a pena. Você se sente preso em padrões, não consegue ver como sair desses padrões? Procure ajuda. Muitas vezes, iniciar uma mudança, é mais simples do que parece. Só precisamos manter a energia fluindo, não deixar que ela se estagne. Existem diversas formas de fazer isso - Meditar, fazer sessões de terapia corporal, exercícios físicos, dançar, rir, brincar, entre muitos outros!

Tudo é energia, se ela para, nós paramos também. Não queremos isso, não é mesmo?

No comments: