Wednesday, April 6, 2016

O Outono chegou!






No Outono, vemos e sentimos a energia, na natureza, começar a cair - as  folhas que secam e caem e os últimos frutos que são colhidos. A natureza começa o movimento para dentro, se preparando para adormecer durante o Inverno, que está próximo.

A energia vital, nessa estação, é descendente, pesada, o Yang, que estava em seu auge durante o verão, começa a se transformar em energia Yin. O ciclo (Yang) do crescimento, na Primavera, e exuberância, no Verão, agora começa o processo de maturação  e se prepara para o seu final, no Inverno. 

Na Medicina Chinesa, o Outono é relacionado ao elemento de Metal, regido pelo Pulmão e o Intestino Grosso. Suas principais funções são de assimilar o essencial e rejeitar o inútil. Inspiramos o ar, expiramos o que o corpo não necessita (principalmente o dióxido de carbono), ingerimos alimentos e expelimos o que o corpo não precisa em forma de fezes. Essas atividades  são essenciais para que o corpo funcione bem e esteja com boa saúde.

O desequilíbrio do elemento Metal pode acarretar tanto em problemas de pele, alergias respiratórias, falta de vitalidade, intestino preso ou solto como em desequilíbrios emocionais, associados à emoção predominante do Pulmão - tristeza/melancolia - se manifestando como fragilidade emocional generalizada, choro frequente e/ou depressão. 
Para mantermos a energia do Metal em equilíbrio, devemos procurar prestar atenção à nossa respiração, tomar cuidado redobrado com a qualidade do ar em nossas casas, usando filtros, umidificadores, etc. (o Pulmão não gosta de ambientes secos) quando necessário, e, também, devemos prestar atenção à nossa rotina. O Metal gosta de ordem, ritmo, portanto, quanto mais ordenado for o nosso dia-a-dia, o horário das refeições, hora de dormir e acordar, melhor será o funcionamento de nosso intestino. 

Vamos aproveitar o movimento de interiorização da energia do Outono para prestarmos atenção aos nossos corpos. O que está funcionando bem, o que queremos mudar? Vamos prestar atenção à nossa respiração para que ela flua melhor, tenha um ritmo mais regular, menos acelerado ou menos preso. O momento é propício para a desaceleração, vamos tirar vantagem dessa energia.

Dicas: Meditação e exercícios físicos para regular e aprofundar a respiração; rotina alimentar e de sono para ajudar no ritmo do relógio fisiológico, regulando o intestino e se hidratar para manter o corpo em equilíbrio nessa época seca do ano.

Bom Outono para todos!

No comments: